Receba nossas informações!

A importância do alinhamento organizacional para o sucesso das empresas

4 de novembro de 2016, às 11:33

Por Lucas Kumaira.

Quando falamos de uma mudança organizacional importante, seja ela estratégica ou cultural, temos que levar em consideração o Alinhamento Organizacional. Ele corresponde ao alinhamento de todas as unidades e pessoas, em todos os níveis hierárquicos, com relação à missão, à visão de futuro, aos objetivos estratégicos e seus desdobramentos, assim como ao monitoramento do desempenho.

Tradicionalmente, as organizações colocam maior ênfase no viés estratégico, alocando, tanto tempo quanto esforço consideráveis na definição de metas e objetivos estratégicos. Poucas são as que seguem o viés cultural, com ênfase em ter valores claramente definidos. Um grupo ainda mais seleto faz um esforço contínuo, tanto para examinar, quanto para apoiar as práticas e comportamentos que representam esses valores. Contudo, a forma como fazemos as coisas, ou nosso padrão de comportamento, é tão relevante quanto aquilo que de fato fazemos (nossas atividades), no que tange a determinação dos resultados que iremos obter. Estratégias e valores não só definem direções como também contribuem para o sucesso da organização. Nos últimos anos, com o aumento do nível de competição, e com a queda nas diferenças entre as organizações, no que tange tecnologia, produtos e serviços, o lado mais fortemente associado com a cultura das organizações assumiu um papel importante. A seguir, veremos alguns dos fatores fundamentais para o alinhamento organizacional.

Primeiramente, ao pensarmos em Missão e Visão, temos as duas como a representação das intenções da organização. Ambas são essenciais para proporcionar uma orientação acerca dos objetivos da organização, tanto em termos da atividade realizada por ela (missão), quanto em termos do impacto esperado do desempenho da organização (visão).

Os Objetivos Estratégicos e os Valores nos permitem ter uma maior noção quanto ao rumo da organização e ao caminho escolhido. São responsáveis por definir a forma como a organização atribui recursos de modo a possibilitar o cumprimento da missão/visão ao longo do tempo (objetivos estratégicos), além do comportamento que a mesma adotará ao longo do caminho (valores).

Clique aqui e para ler este artigo ate o fim.