Receba nossas informações!

Tipos de avaliação de desempenho

16 de setembro de 2016, às 23:16

Por SEBRAE

O sistema de avaliação deve levar em conta a política de pessoal e as características dos cargos envolvidos.

Por que avaliar

Toda a avaliação gera consequências positivas e negativas. As grandes questões são:

  • Quais os critérios de julgamento?
  • Como definir os objetivos da avaliação de desempenho?
  • Como fazer uma análise objetiva?

O foco da avaliação de desempenho em uma empresa deve ser a promoção e orientação pessoal e profissional das pessoas. Deve, também, evitar a repreensão e a busca por culpados.

Cada empresa adota um sistema de avaliação que considera mais adequado, levando sempre em conta a política de pessoal e as características dos cargos envolvidos.

Quem deve avaliar o desempenho?

Autoavaliação

Cada profissional avalia o próprio desempenho, tomando por base alguns critérios combinados com antecedência.

O gerente/líder

Nesse caso, cabe ao gestor, com o apoio do RH, montar, acompanhar e controlar o sistema, a responsabilidade pelo desempenho dos colaboradores e pela constante avaliação e comunicação dos resultados.

O colaborador e o gerente/líder

O gerente/líder orienta enquanto o colaborador avalia o desempenho em função do caminho apontado pelo gerente/líder. O gerente orienta, capacita, aconselha, fornece informação e equipamento, define metas e objetivos a alcançar e cobra resultados. Em troca, o colaborador desempenha a sua função, apresenta os resultados e cobra os recursos necessários.

A equipe de trabalho

A própria equipe avalia o desempenho de cada um dos membros e programa as providências necessárias para melhorar. A equipe torna-se responsável pela avaliação de desempenho dos participantes e define os objetivos e metas a alcançar.

Clique aqui para continuar lendo este artigo.