Receba nossas informações!

Erros do RH – vídeo 3

17 de janeiro de 2016, às 0:29

Por Marcelo de Elias

Nesse vídeo o palestrante Marcelo de Elias aborda um dos erros que normalmente o RH comete. É o terceiro erro de uma série de 10: Agir exclusivamente sob demanda.

Não espere ser chamado para solução dos problemas ou implantar melhorias.

Talvez a proatividade seja uma das características mais importantes do profissional estratégico. O RH não pode se limitar a ser somente reativo e agir apenas por demanda. O RH precisa e deve atuar naquilo que realmente é importante para a empresa. Mas também é preciso ter vontade própria. Essa vontade precisa estar alinhada aos interesses da empresa e também da alta administração. O RH não pode ser apenas um gestor de coisas que se pede.

Eu costumo fazer uma comparação do profissional de RH com o somelier de um restaurante. O sommelier, ao contrário do garçom que apenas leva o que foi pedido, é aquele que conhece de vinhos e sugere o vinho que melhor harmoniza ao prato que o cliente pede no restaurante.

É claro que, por muitas vezes, o RH precisa atender as demandas que já vêm prontas; no entanto, também é preciso mostrar seu papel e sua competência sugerindo ações futuras. O RH proativo é aquele que trabalha também sob a necessidade que ele mesmo identifica, ele não precisa, exclusivamente, de pessoas determinando a ele o que precisa ser feito. Para isso, o RH precisa estar alinhado com as estratégias da empresa e com o mundo dos negócios para que, desta forma, possa antever necessidades e perceber oportunidades para o próprio Recursos Humanos.

Aperte o play e confira! Aproveite para se inscrever no Canal do Youtube.

Caso você não tenha assistido os vídeos anteriores, clique aqui e confira!