Receba nossas informações!

Gerindo a equipe de RH em busca da gestão estratégica de pessoas

16 de janeiro de 2015, às 19:34

Onde começam as mudanças de um RH Terceirizável para um RH Estratégico? A resposta é simples: Nos próprios profissionais de RH.

Provavelmente essa será a mudança mais difícil, pois romper modelos mentais, muitas vezes erroneamente confortáveis, é um grande desafio. Ainda existem inúmeros profissionais de RH que sentem arrepio ao pensar na palavra estratégia, ao imaginar que suas ações podem, e devem, proporcionar resultados mensuráveis. Assustam-se também ao ouvirem dizer que devem conhecer números, processos e negócios, além do amplo conhecimento sobre o ser humano, suas necessidades e desejos.

Nenhuma mudança acontecerá sem que antes os profissionais de RH entendam essa forma de atuar e seus benefícios. Não podemos esquecer que toda mudança de comportamento requer anteriormente uma mudança de pensamento.

A palavra de ordem é ATITUDE, e isso, só depende da vontade de cada um implementar a mudança.
Os profissionais de RH devem mudar sua atuação para um cenário atualizado. Os aspectos burocráticos e administrativos tenderão a ter cada vez menos relevância e serão eliminados, terceirizados ou absorvidos por sistemas automatizados. Para fugir disso, eles deverão assumir o papel de consultor estratégico, como verdadeiros parceiros dos negócios.

É necessário ainda que algumas competências sejam desenvolvidas como: capacidade de tomada de decisão, iniciativa, negociação, foco em resultado, gestão de projetos, pensamento analítico, raciocínio lógico, inteligência financeira entre outras. Os profissionais de RH precisam também migrar da natural competência de relacionamento para a competência de articulação.

O interesse pelo mundo dos negócios é fator primordial. Altas direções argumentam que o RH não conhece as estratégias da empresa porque não pergunta. Chegou a hora de perguntar.
Escrito por MARCELO DE ELIAS