Receba nossas informações!

Gestão de talentos como ferramenta para o RH Estratégico

16 de janeiro de 2015, às 18:26
Gestão de talentos e plano de sucessão são ações estratégicas de RH. Sabemos que todas as pessoas nas empresas são importantes e que devem receber a atenção adequada da gestão, mas, olhando para os resultados, cabe ao RH identificar os principais talentos para um acompanhamento mais próximo.

Desenvolver líderes e gestores internos também é uma forma de reter talentos. Nos próximos anos, mais gente estará saindo do que entrando no mercado de trabalho, por isso a retenção de talentos será ainda mais importante. Trate bem os talentos e eles tratarão bem o negócio. Tem outro motivo interessante para o RH atuar fortemente junto a essas pessoas-chave. Grande parte delas tornar-se-ão os próximos gestores e, ser parceiro delas desde já, pode significar maior confiança no futuro.

Um erro ainda persiste em inúmeras empresas: usamos as melhores pessoas nos maiores problemas e nem sempre nas melhores oportunidades. O RH também conjuga do mesmo pensamento, em especial quando foca suas ações de desenvolvimento nos pontos fracos das pessoas, ignorando seus pontos fortes, que são os verdadeiros diferenciais.

Sub-processos bem geridos como atração de talentos, plano de carreira, gestão de benefícios, desenvolvimento de sucessores e avaliação de desempenho, são alguns dos caminhos que levam aos bons resultados.

Escrito por MARCELO DE ELIAS