Receba nossas informações!

Mas o que é um RH estratégico?

16 de janeiro de 2015, às 19:08

Antes de escrever sobre o RH estratégico, é importante entendermos os tipos de RHs que existem:

RH Operacional
É aquele típico RH burocrático, com visão umbilical e foco apenas em seus próprios processos. Fecham-se para o restante da empresa e preocupam-se exclusivamente com suas atividades, sem importar-se com os impactos de suas ações nos resultados e nas maiores metas da organização.

É a típica área de apoio das demais, sendo que deveria tornar-se uma parceira estratégica dos gestores.

RH Pirotécnico
Apesar da nomenclatura nada técnica, não foi possível encontrar palavra melhor para explicar o RH que tem a exclusiva missão de organizar festas e eventos. Esse tipo de setor também ama enveredar-se por projetos da moda, com nomes sofisticados, implantando ferramentas modernas, porém, pouco aplicadas à realidade da empresa. É muito barulho para pouco resultado. É comum percebermos a vocação desse RH quando participamos de um dos projetos organizados por ele.

Esse é o típico departamento eficiente, mas não eficaz. Preocupa-se muito com a forma e pouco com os resultados.

RH Estratégico
Esse é o RH ideal. É articulado e conhecedor da estratégia da empresa. Tem foco em resultados mensuráveis e consegue agregar valor ao negócio e às pessoas. Tem assento nas mesas de discussões estratégicas para traduzi-las aos funcionários e também para o fluxo inverso, entendendo as necessidades deles e levando à direção. Sua visão vai além das atividades e processos de Recursos Humanos.

Deve ser elo entre a estratégia da empresa e das pessoas de forma equilibrada.
Escrito por MARCELO DE ELIAS