Receba nossas informações!

O Maior desafio na Gestão de Pessoas

16 de janeiro de 2015, às 19:35

Uma recente pesquisa conduzida com gestores e especialistas em RH (Delphi 2010 da FIA e FEA/USP) descobriu qual é o maior desafio atual da gestão de pessoas. Em primeiro lugar apareceu o item “Alinhar a gestão de pessoas às estratégias do negócio e aos objetivos organizacionais”.

Isso mostra a preocupação dos RHs em agregar valor aos negócios.

Apesar disso, muitos RH ainda remam na direção contrária dos propósitos da empresa ou são levados pelo sabor dos ventos: Se a ordem é reduzir custo, passam a ser mais criteriosos na hora de aprovar um treinamento, diminuem a quantidade de páginas do jornal interno, entre outras coisas. Se a situação financeira é favorável, aprovam treinamentos sem critério, adquirem ferramentas e tecnologias de RH que jamais serão usadas, etc. Nesse caso, tornam-se cumpridores de ordem, sem ao menos entender o valor agregado de cada uma dessas ações.

O RH precisa ter vontade própria, mas essa vontade tem que ser alinhada aos maiores objetivos da instituição.

O Objetivo da empresa é aumentar as vendas? O que o RH pode implantar algum programa para potencializar a motivação dos vendedores. A estratégia é reduzir custos? O RH pode introduzir um programa de sugestões para a melhoria e fazer ações de endomarketing com foco no combate ao desperdício. A empresa precisa reter talentos? Planos de carreira e programas de desenvolvimento para pessoas-chave.

Observe que a regra é simples: Entender o que a empresa está buscando e traduzir esses propósitos em ações, projetos e programas de RH que suportem o alcance dos objetivos.
Escrito por MARCELO DE ELIAS