Receba nossas informações!

Quais argumentos usar para sensibilizar a gestão sobre a importância do RH?

16 de janeiro de 2015, às 19:37

Os melhores argumentos não são “verbais”. São as ações e os resultados do próprio RH.

Para isso, algumas dicas são importantes:

  • As pessoas de RH precisam querer ser estratégicas
    Arrisco a dizer que essa será a mudança mais difícil, pois romper modelos mentais, muitas vezes erroneamente confortáveis, é um grande desafio. Ainda existem inúmeros profissionais de RH que sentem arrepio ao pensar na palavra estratégia, ao imaginar que suas ações podem, e devem, proporcionar resultados mensuráveis e ao ouvirem dizer que devem conhecer números, processos e negócios, além do amplo conhecimento sobre o ser humano, suas necessidades e desejos.
  • O RH deve mostrar que tem interesse pela estratégia do negócio
    Quando o RH passa a olhar para a estratégia do negócio é inevitável: A alta direção começa a vê-lo com outros olhos, assimilando a importância de uma gestão de pessoas estratégica. Altas direções argumentam que o RH não conhece as estratégias da empresa porque não pergunta. Chegou a hora de perguntar.
  • Atue proativamente, agindo não somente como área de apoio
    O RH só funciona bem e cumpre seu verdadeiro papel antecipando as necessidades dos clientes internos. Para isso, não pode esperar as demais áreas pedirem o que desejam, e sim, pautada em uma boa e fundamentada iniciativa, oferecer soluções para problemas ou potencializar os resultados da empresa focando em oportunidades que nem sempre os gestores enxergam.
  • É imprescindível que se mostre o retorno dos projetos de gestão de pessoas.
    Quando o RH põe o foco nos resultados mensuráveis e apresenta isso de alguma forma, ganha a confiança das pessoas e dos gestores da empresa, já que estará fazendo-os enxergar que se trata de uma área profissional e que se preocupa com cada centavo investido. Quem não domina os números, não domina a empresa.

 

Escrito por MARCELO DE ELIAS