Receba nossas informações!

Quando os RHs estarão prontos para serem CEOs?

10 de junho de 2016, às 20:44

Por Vicky Bloch

Diversas pesquisas vêm mostrando, na última década, que CEOs ao redor do mundo enxergam o capital humano como um de seus principais desafios- tão ou mais importante que o capital financeiro ou a excelência operacional. O mercado reconhece que dificilmente uma organização conseguirá ser inovadora, ter boa reputação e estar próxima dos clientes se não fizer uma abordagem correta na gestão de pessoas.

Faz um bom tempo que os profissionais de recursos humanos passaram também a ganhar novo status dentro das corporações, contribuindo mais fortemente para a estratégia do negócio. Uma perspectiva interessante é que, diante deste cenário, abre espaço para que posições de CEO comecem a ser ocupadas por profissionais com formação em RH. Esse assunto surgiu em um evento do qual participei e é uma discussão que sempre me deixa animada, porque é um sonho antigo meu ver esse movimento acontecer nas empresas.

Existe um entendimento claro entre os pensadores deste tema de que, hoje em dia, RH não deveria envolver apenas funcionários e um olhar interno, mas sim todas as relações que a empresa mantém com as pessoas, sejam elas de dentro de casa ou de fora. Ele tem que compreender o novo perfil dos trabalhadores e, adicionalmente, interpretar o impacto da tecnologia na sociedade, as transformações sociais, políticas e geoeconômicas.

Continue lendo este texto neste link.