Receba nossas informações!

RH Estratégico

11 de outubro de 2015, às 20:43

Por Carlos Casarotto

Atuo há 25 anos dentro de empresas e convivo com profissionais de diversos níveis, organizações e áreas, dentro e fora do RH e um tema que é recorrente neste período todo é o tal RH ESTRATÉGICO.

Sempre quando converso com Empresários, Diretores e Gestores de Empresas e Consultores que atuam com RH, debatemos sobre este tema e chego a algumas conclusões, que infelizmente não são novas, mas que ajudam a entender o porque o RH NÃO É ESTRATÉGICO em muitas organizações. Há algumas condições que deveriam ocorrer (e que não ocorrem na maioria das empresas) para que o RH seja, de fato, estratégico. Vamos discorrer sobre essas condições logo abaixo, antes, porém, vamos falar sobre o que é SER UM RH ESTRATÉGICO.

Ser um RH ESTRATÉGICO é fazer parte do negócio, é fazer parte das decisões cruciais da empresa, é conhecer o mercado (clientes, fornecedores, concorrentes), é atuar como parceiro dos clientes internos, entendendo a necessidade de cada um e provendo soluções que gerem valor para eles, através de pessoas preparadas, motivadas e engajadas, em todos os níveis.

Leia o artigo completo no Portal Administradores.com.